sexta-feira, 20 de março de 2009

Reflexão : A Aprendizagem do Professor

Na sociedade de hoje, onde a Tecnologia está presente em tudo que nos cerca, o professor ainda tem resistência ao novo.
Neste contexto a formação do professor ainda não se adaptou ao novo. Ainda está se formando o professor como no passado. Fica então por sua conta a formação continuada inserir-se neste contexto.
Como os textos e a experiência nos dizem que a aprendizagem acontece por toda vida, estamos em constante aprendizagem, mas para isso é preciso estar disposto a aprender, ter meios para aprender e alguém que nos oriente nesta aprendizagem.
Para adequar a nossa aprendizagem ao nosso fazer pedagógico exige, além disso, conhecimento e olhos bem abertos para que o trabalho dê certo. Na educação os resultados não acontecem de um dia para o outro demoram meses, anos e até décadas o que exige de nos constante atualização, estudo e isso por toda a nossa vida.
Temos que cuidar pessoalmente de nossa formação, para que possamos acompanhar, crescer e aprender. Mudar nossa postura neste sentido para que sejamos autônomos na busca e aplicação daquilo que acreditamos estar correto para nossa aplicação. Precisamos resgatar nossa identidade que parece estar manchada e valorizar o nosso trabalho.
Temos profissionais e profissionais em nosso meio, mas está chegando o momento em que alguns estão se excluindo por si só e outros se incluindo. O momento é de fazer a opção, inserir-se ou excluir-se. Precisamos estar conscientes daquilo que queremos e acreditamos para prosseguir.